Artigo originalmente publicado aqui.
Olá pessoal, sejam bem vindos!!
Aqui vou falar brevemente como se preparar para as oportunidades que, com certeza, virão na sua vida.
Antes de mais nada, você precisa ter em mente onde quer chegar. Ter uma visão clara do seu objetivo no futuro, o seu norte, e acreditar muito nisso, acreditar tanto que você, no fundo, sabe que vai conseguir este objetivo, não importa o quanto tempo demore, você vai ter a consciência de que vai atingir.
Ter a visão de onde quer chegar é o primeiro passo para conseguir aquilo, afinal, quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve e normalmente acaba fazendo coisas que outras pessoas querem e não o que você quer — em resumo, a verdade nua e crua: seu futuro estará nas mãos de outra pessoa caso você não saiba onde quer chegar.
Como Napoleon Hill diz no livro “Quem pensa enriquece”, após você ter uma visão clara de onde quer ir, você precisa acreditar e visualizar chegando neste objetivo. Este é um fator muito importante pois quando temos um objetivo começamos a observar outras coisas que, a principio não importavam, e agora começam a ter sentido. Vou dar um exemplo pessoal de como algumas coisas começam a “pular aos nossos olhos” após termos consciência de algo, seja material ou imaterial.
Quando tinha uns 21 anos pensei em comprar uma moto para me deslocar de casa até o trabalho. Quando comecei a procurar alguns modelos, marcas e preços involuntariamente comecei a reparar nas motos que estavam no transito também.
Era uma manhã de segunda, estava no ônibus Itaim Bibi-Santana, na época, e lembro de estar em pé, com aquele cansaço pré-trabalho só de pegar transporte público e comecei a reparar nas motos na Av. Tiradentes passando por todos enquanto estávamos parados.
Nesta época, eu levava algo em torno de 3 horas para ir e 3 horas para voltar de casa ao trabalho (sim, 6 horas no total!!).
Reparei tanto que acabei comprando a minha primeira moto que foi apelidada carinhosamente de cabritinha, uma Yes 125 cc em 2006, que me acompanhou até meados de 2013–2014.
Digo este exemplo porque foi muito importante para começar a reparar e prestar mais atenção nas opções de motos que tínhamos na época, pesquisei e acabei comprando uma moto que foi considerada uma das melhores em custo-benefício da época.
Agora, voltando ao dia a dia, digamos que você almeja morar em outro país. Em primeiro lugar você precisa visualizar esse país, respirar este país e saber de tudo o que acontece lá. Uma vez que voce tiver essa visualização em mente, da mudança, você vai começar a reparar em tudo que acontece no dia a dia que envolve este país e o que este país vai agregar a você.
Isso começa a se tornar tão natural que você, inconscientemente, vai começar a se imaginar lá e vai começar a fazer coisas que faria lá e isso vai te mudar, pode ter certeza.
Outra coisa é a língua, se você quiser morar em um país que não fala a sua língua, você precisa respirar a língua deste país. Ler notícias, buscar informações, ler as notícias em voz alta para praticar a pronuncia e, se possível, buscar encontrar pessoas nativas de lá para conversar. Hoje em dia podemos ver vídeos praticamente em qualquer língua e também aprender sobre qualquer país apenas com uma busca simples, então a única coisa que é um pouco mais difícil, mas não impossível, é encontrar algum nativo para falar. Acho que de todas as opções as mais fáceis são os vídeos, e já é um grande começo.
Toda viagem começa com um passo
E este primeiro passo foi dado, basta agora ter consistência e foco no objetivo. Depois de alguns meses, faça um antes/depois. Busque ver como você era e como você está hoje.
Fazer estas revisões é muito importante para avaliar seu progresso e também vou além, presenteie-se ao atingir pequenos objetivos. Este reforço positivo irá ser um grande motivador para você continuar no caminho certo.
A partir do momento que você estiver se preparando para este objetivo, diversas outras coisas positivas começarão a acontecer também. Uma coisa que certamente vai acontecer é que alguém que você conhece, vai conhecer outra pessoa que talvez esteja montando um grupo de estudos na língua que você está aprendendo e vai te convidar a participar ou também alguém que também quer ir para o país o qual é o seu objetivo e vocês vão compartilhar informações e isso vai te motivar mais ainda também…
Olha só quanta coisa vai acontecendo depois que você, isso mesmo, você tomou a decisão de morar em outro país. Essas coisas só acontecem depois que temos a vontade e persistirmos nela.
Durante o percurso, pequenas oportunidades vão surgir e que certamente irá nos preparar para o objetivo principal, então, aceite-as de braços abertos. Essas pequenas oportunidades irão te tirar da zona de conforto mas será para o seu bem, para você crescer, afinal:
Não há Crescimento na Zona de Conforto e não há conforto na Zona de Crescimento
Então, em resumo, tenham em mente o objetivo e aceite os desafios deste caminho. Ele não é fácil, mas com certeza será grandioso para você.
Um forte abraço e até a próxima! 🙂
LB