Olá pessoal, tudo bem?
Nesse post vou falar pra voce o que eu faria caso fosse visitar Amsterdam por 3 dias.
Este é um roteiro bem básico e, claro, depende bastante da sua vibe.
Sem enrolação, vamos lá.
Vou dividir em 3 grupos: famílias, vibe mais tranquila, vibe de balada. Daí você vê qual faz mais sentido pra você 🙂
Para as Familias…
Os melhores roles em famílias são os parques – na minha opinião. Roles mais tranquilos, onde também a molecada vai se divertir.
Há diversos parques na cidade, minha recomendação é começar pelo Amstelpark. Um parque lindo e cheio de histórias e também tem animais, como se fosse um mini zoológico.
Lá tem também um passeio de trem que circula o parque e é diversão garantida.
Pra chegar lá, basta descer nas estações Europaplein ou RAI, e andar uns 10 minutinhos até a entrada do parque.
Existe um outro parque tranquilo também que se chama Beatrix Park, também fica próximo a estação RAI/Europaplein, mas nele os donos costumam levar os cachorros, é literalmente um parque para cachorros.. então se voce tiver amiguinho de patas também, é legal levar lá para fazer amizades 🙂
Por fim e não menos importante o Vondelpark, mais cheio e turístico, mas também gostoso para fazer um pic nic.
Para almoçar/jantar a sugestão é ampla, pois Amsterdam tem bastante lugar para comer. Eu, particularmente gosto da Pizzaria Da Michele e do Oeuf. Se quiser pagar um pouco mais e comer um carne, tem o Loetje em grande parte da cidade.
Em relação aos museus, lá em Museumplein é onde ficam grande parte deles. Recomendo demais visitar o Rijksmuseum que é o museu da cidade e mostra bastante sobre a história holandesa.
Uma dica: se for para os museus mais cheios, como Van Gogh ou Anne Frank, sugiro comprar o bilhete com um mês de antecedência. Sim, um mês, de tão cheio e concorrido que é.
Uma dica extra aqui, se você gostar da Anne Frank, pode visitar a praça onde ela brincava quando era criança em Merwedeplein. Se for até o número 37, irá ver o nome dela e da sua família em uma plaquinha dourada no chão. Isso significa que a familia dela morou lá antes de ser levada para o campo de concentração.
Na frente da praça há uma estátua dela onde sempre deixam flores para relembrar de sua história.
Recomendo tirar fotos também no chamado 9 streets, um conjunto de canais a oeste da cidade.
A parte boa disso tudo é que da pra fazer a pé. A cidade em si não é tão grande.
Minha recomendação de roteiro é usar dois dias para ir nesses lugares e conhecer o centro e os canais.
Separe um dia para visitar duas cidades próximas: Zaanse Schans e Zaandam. Também são cidades pequenas, mas em Zaanse Schans você vai encontrar os moinhos de vento e um mini museu sobre a história de lá. Em Zaandam você vai encontrar as casas coloridas que tanto vemos nas fotos de Instagram.
Primeiro dia: Museumplein, canais e parques.
Segundo dia: Zaanse Schans e Zaandam
Terceiro dia: canais em 9 streets e mais parques.
Para um rolê mais tranquilo…
Recomendo visitar os canais, como falei acima, 9 streets é uma boa opção para tirar muitas fotos.
Há algumas regiões também como Nieuwmarkt ou a feira de Albert Cuyp que são bem legais para visitar e comprar umas besteiras, além do fato de comer algumas comidas típicas também.
Se estiver de carro, ou quiser pegar o tram, tem um outro parque onde as vezes há feira de sábado chamada Ed Pelsterpark. Nesse parque há um food truck chamado Boca Dushi, cozinha caribenha deliciosa. Eu pedi e me surpreendi.
A dica de ir para Zaandam ou Zaanse Schans também se aplica a essa vibe mais tranquila. Se tiver tempo,, minha sugestão é esticar também para Volendam. Uma cidade mais ao norte com um clima mais pesqueiro. A história da cidade é sobre pesca, então você vai se surpreender.
Primeiro dia: Parques e restaurantes/pubs
Segundo dia: Zaanse Schans e Zaandam.
Terceiro dia: Canais e centro
Para uma vibe mais “da noite”
Essa vai ser um pouco difícil sugerir, confesso, até mesmo porque eu não sou da noite… hehehe… mas eu vou sugerir o que eu sei que o povo gosta. E isso é claro, eu acho: Red Light.
Mas cuidado, é um rolê para passear, ver como é as coisas lá, mas não vá com altas esperanças. A Red light em si é somente uma ruazinha próxima do centro e lotada de turistas. Ir de noite vai ser um desafio, mas vale a pena pra dar um role. Nada de usar álcool ou a verdinha lá porque é proibido. Também é proibido tirar foto. Então, vá com calma.
Se você gosta de Pubs, minha sugestão é ir ao Murray, no centro. Um pub irlandês com uma vibe bem irlandesa, pequeno, mas com cervejas muito boas.
Os passeios nos canais e na 9 streets também se aplica, acho que se aplica a tudo, porque é de graça, fácil chegar e também da pra fazer em um dia.
Primeiro dia: centro e Red Light, e pubs.
Segundo dia: Canais, museus, 9 streets, e mais pubs.
Terceiro dia: Se o fígado deixar: mais pubs.
Conclusão
Grande parte dos rolês de familia podem ser feitos por quem gosta de vibes noturnas também, os lugares na cidade de Amsterdam são fáceis de chegar e bem bonitos pra tirar fotos.
Se você gostou dessas dicas, já salva esse post e me manda uma mensagem dizendo qual lugar desses você mais gostou!
Um abraço e até o próximo post!
LB