30% dos donos de Tesla na Holanda querem vender? O que diz a pesquisa de 400 pessoas

Quando li a notícia, achei meio absurdo de cara.


Sim, existem polêmicas envolvendo Elon Musk, mas será que isso justificaria os donos de Tesla quererem vender seus carros? Acho que não, né? O carro em si é único, super diferenciado, e eu até comentei mais sobre isso nesse vídeo que postei no YouTube.


Curioso, resolvi investigar as notícias por trás dessa afirmação. E cheguei a uma conclusão interessante: todas as manchetes que dizem ‘30% dos donos de Tesla querem vender seus carros’ vêm de uma única pesquisa. E adivinha só? Essa pesquisa tem… apenas 400 respostas.


Isso mesmo: basearam tudo em uma amostragem de 400 pessoas, onde 30% delas disseram que pensam em vender o carro por causa das polêmicas recentes.
Fiquei me perguntando: será que isso reflete a realidade? Então, perguntei ao Grok quantos donos de Tesla existem na Holanda. A resposta? Quase 100 mil pessoas!


Mas aí vem a dúvida: como saber se essas 400 respostas representam o que os 100 mil donos de Tesla holandeses realmente pensam? Para tirar isso a limpo, recorri à estatística.


Perguntei ao Grok qual seria o número mínimo de pessoas necessário para afirmar com confiança que 30% de uma população de 100 mil compartilha uma opinião. E a resposta foi… 323 pessoas.


Pois é, aposto que você não esperava por essa! Eu também não! Mas confesso que fiquei mais tranquilo ao ver esse cálculo. Com uma amostra de 400 pessoas, dá sim para concluir que cerca de 30% dos donos de Tesla podem estar pensando em vender seus carros, segundo os critérios estatísticos.


Eu, particularmente, não tenho a menor intenção de vender o meu – acho que faço parte dos outros 60% que estão satisfeitos. Mas isso não muda o fato de que a pesquisa, com base no tamanho da amostra, tem validade.


Minha conclusão? A notícia está correta ao afirmar que ‘30% dos donos de Tesla querem vender seus carros’, considerando o volume de pessoas entrevistadas e os cálculos estatísticos por trás disso.