Como morar fora vai melhorar seu desempenho profissional

Entendo que morar fora não é o sonho de todos, porém, ter essa experiência, vai te trazer diversos benefícios extras na sua carreira. Nesse post, vou citar alguns items que com certeza irão melhorar caso você tenha essa oportunidade, seja ela temporária ou não. Esses pontos que vou trazer, alinhados a oportunidade de morar fora, vão com certeza te tornar um profissional melhor, melhorando seu desempenho significativamente.

Entendo que morar fora não é o sonho de todos, porém, ter essa experiência, vai te trazer diversos benefícios extras na sua carreira.

Nesse post, vou citar alguns items que com certeza irão melhorar caso você tenha essa oportunidade, seja ela temporária ou não.

Esses pontos que vou trazer, alinhados a oportunidade de morar fora, vão com certeza te tornar um profissional melhor, melhorando seu desempenho significativamente.

Inglês

Primeira de tudo, inglês. Não preciso nem falar né?

Falar com nacionalidades diferentes, sotaques diferentes, enfim, vai te deixar com o ouvido muito melhor para ouvir em inglês, isso significa que você vai conseguir se comunicar mais efetivamente com outras pessoas e também vai te ajudar a ser mais claro na comunicação.

Uma coisa curiosa é que quanto mais experiência você tiver falando com nacionalidades diferentes, você vai até aprender melhor como usar algumas frases e contextos específicos. Uma exemplo que dou é que conversando com britânicos, eu aprendi a usar o “rather than”, muito melhor do que falando apenas com a galera europeia.

Acesso a mais culturas

Se você mora em São Paulo, quantas pessoas você conhece além da cidade? Morando a minha vida toda em São Paulo, eu devo confessar que raramente conheci alguém que morava longe. Grande parte das pessoas e dos contextos profissionais da cidade são de pessoas que moram na região.

Claro que tem um ou outro que vem de lone, tipo Minas, Goiás, etc. Mas grande parte vem das cidades próximas.

Morando na gringa, voce terá acesso a pessoas que vem do mundo todo. Contextos diferentes, culturas diferentes, experiências diferentes. É surreal o quanto você aprende com isso.

Acesso a formas de trabalho diferentes

Trabalhando com cultuas e pessoas diferentes, vai te proporcionar trabalhar em ambientes de trabalho multiculturais.

Quer coisa mais rica que essa?

O ganho é enorme.

Eu me lembro quando trabalhava numa empresa aqui na Europa que durante a Daily a galera habilitava aquelas skins de jogos no Teams.

Então era comum falar sobre o game e sobre a daily em si. O dia ficava muito mais leve.

Será que daria pra fazer algo disso no Brasil?

Empresas horizontais

Essa é uma coisa que eu também aprendi. Normalmente as pessoas tem acesso a qualquer nível hierarquico, sem distinção.

No Brasil, desde quando comecei a trabalhar, era praticamente impossível falar com os diretores.

Eu lembro até em uma das empresas que eu trabalhei no Brasil, lá na Faria Lima, os diretores nem olhavam e nem te cumprimentavam quando passavam no corredor.

Os caras literalmente cagavam pra mim.

Eu lembro que a galera nessa empresa sempre falava “você tem que trabalhar para virar um sócio/diretor”, e eu pensava “pra que ser um diretor aqui? Os caras sao semi-Deuses, não quero isso pra mim”.

Aqui não tem barreira.

Novos skills profissionais

Durante esses anos trabalhando aqui, eu aprendi na prática algumas estratégias de reunião e jeitos de trabalhar, como:

  • Lean Coffee
  • Pomodoro
  • 5 Whys
  • 9Box
  • RCA (root cause analisys)

Não que eu não tenha visto algo como RCA para gestão de incidentes no Brasil, mas eu acho que a minha experiência com RCA, por exemplo, foi bem básica, sem propósito, algo do tipo “faz se der”, ou focado mais na parte de “apontar de quem foi a culpa”, sabe? Não com o foco em entender a causa raiz para evitar que o problema aconteça novamente, era sempre mais pra culpar alguém – junto com o Post Mortem dos projetos.

Aqui, essas coisas são mais pra proteger das falhas e “aprender”.

Exposição a novos mercados

Uma coisa interessante sobre o mercado Brasileiro é que Brasileiro gosta de fazer negócio com os Estados Unidos. As vezes só pelo fato da empresa ser americana, ela já ganha alguns pontos no Brasil.

A exposição ao mercado Europeu, me fez aprender várias coisas, uma delas eu valorizo muito: o meu tempo com a familia.

Pode fazer o que quiser, mas a diferença é: mercado americano valoriza hora extra, mercado europeu valoriza tempo com a família.

Eu perdi as contas das vezes que voltava pra casa as 17h e ouvia “tá voltando cedo Pena, ta desmotivado?”, mesmo eu ter chegado na empresa entre 7:30 – 8h da manhã. Na minha época de moto eu sempre chegava cedo e voltava “cedo”.

Inclusive, sempre quando tinha greve ou chovia e alagava tudo, eu era o único que ia trabalhar… hahahaha…

Caraca, já fiz o trabalho extra de muita gente assim, além das vezes que a galera saia pra fumar e deixava as coisas pegando fogo, mas isso é tema pra outro post/video!! hahah

Maior independencia

Por falar em independência, isso é, com certeza, algo que vai morar em você.

Aqui na gringa é onde os meninos se tornam homens, onde as meninas viram mulheres…. e muita gente desiste e volta pro Brasil, querendo ser menino/menina de novo.

Aqui você vai ter que fazer tudo sozinho(a), não tem como fugir. Desde procurar casa, até arrumar a casa, cozinhar, ver um novo plano de saúde, transporte público, qual o mercado é mais barato, qual mercado tem mais qualidade, enfim, tudo.

Nos primeiros meses tenho certeza que vai ser difícil, mas depois você acostuma.

Networking global

Por fim e não menos importante, seu networking vai ser global.

Trabalhar com pessoas de fora vai te trazer um networking mais rico e mais diversificado.

Prepara o LinkedIn porque agora a galera vai querer saber o que seus posts em português significam 🙂

Quem sabe até você não abre um canal no Youtube em inglês? Eu te apoio!! 🙂

Espero que vocês tenham gostado desse video/post, vou ficando por aqui.

Grande abraço,

LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese