Porque alugar um carro elétrico é uma cilada?

Fomos para Nápoles no final de semana passado e eu aluguel um carro elétrico. Dei preferencia por ser um carro elétrico pois eu tenho um aqui na Holanda e, além de ser economico, eu tenho o cartão que da acesso aos totens de carregamento, pagando uma tarifa menor.

A primeira vista parece um beneficio legal, mas quando fui retirar o carro, a moça do guichê da SIXT me informou que eu teria que entregar o carro com exatos 100% de bateria, ou pagaria um “fee” extra.

Eu parei e pensei “99% é aceitável, mas 100% é impossível”. Eu sei disso porque também tenho um carro elétrico e depois que a gente carrega em 100%, depois de menos de 1 km ele abaixa para 99%.

Se eu abastecesse na cidade ou próximo, contando o trânsito caótico, chegaria mais ou menos entre 97% e 98%. Mas 100% só se eu carregasse o carro lá dentro.

Infelizmente a gente vê que essas empresas ainda tentam “ser espertos” pra cima do consumidor porque acabam empurrando outras coisas que a gente acaba não precisando.

Não é atoa que algumas empresas de aluguel de carros venderam seu estoque de elétricos. No video abaixo, eu comento uma notícia da época. O motivo real da venda dos elétricos foi o preço alto na manutenção dos carros, pois muita gente que aluga um elétrico não tem experiência e acaba se envolvendo em acidentes.

Mas eu ainda acho que tem alguma relação também com o preço de aluguel e a com a desvantagem de alugar um carro elétrico por conta das regras absurdas que as empresas colocam antes de você retirar ele – a galera acaba fugindo desse tipo de situação, pelo menos eu não pretendo alugar mais, a menos que essas regras mudem.

Eu pensei em alugar um elétrico mais pela comodidade em não precisar parar em um posto de gasolina e também para comparar o carro com o meu (confesso hehe), no caso, eu peguei uma BMW iX1, 100% elétrico, uma nave, mas confesso que prefiro o Tesla mesmo, btw, querem um review? 🙂

Então, no final das contas, reintero o que falei no vídeo: se quer alugar um carro elétrico, que seja mais por um dia só pra experimentar mesmo pois não vale a pena alugar mais que 1 dia.

E você? Já alugou/dirigiu um elétrico? O que achou?

Me conta nos comentários 🙂

Um abraço!

LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *