Neste domingo, dia 27/10/24, fiz um passeio por Amsterdam e este post é sobre o que mostrei nela 🙂
A ideia era mostrar alguns pontos turísticos e os canais enquanto conversava com alguns seguidores.
Confesso que me surpreendi com o alcance, foram cerca de 300 pessoas assistindo ao vivo, com pico em mais de 500 pessoas – juntas! 🙂
No final da live, tinham nada menos que 72k likes! Wow!
Esse é um número gigante, obrigado a todos que participaram, em breve irei fazer mais city tours pelas cidades aqui da Holanda, obrigado!
O que vimos juntos?
Comecei o passeio no bairro De Pijp, um bairro tradicional aqui em Amsterdam onde várias pessoas famosas já moraram, como o famoso pintor holandes Piet Mondrian. Da pra entender pq a arte faz parte do bairro, né?
Segui em direção a Amsterdam Central passando pelo famosos canais da região.
Passando por um canal uma seguidora até me perguntou porque a água estava “suja”, só que na verdade eram folhas caídas por causa do Outono. Claro que o canal não é tão limpo assim, mas foi só a impressão!! 🙂
Seguindo mais pro centro passei pela famosa Dam Square. Essa praça eu costumo dizer que é a paulista de Amsterdam. Sempre que tem protestos ou algo público, acontece lá. Sem falar que a Dam Square é praticamente o berço da cidade pois era lá que se ergueram as primeiras barragens do rio Amstel, no século 13.
Em frente a Dam Square tem o chamado “monumento nacional”, que é um monumento erguido em homenagem e lembrança da WWII.
Seguindo para a Amsterdam Central através da avenida Damrak, passamos pelo famoso Bijnkorf, loja de artigos de luxo, Tonny’s chocolate, e também alguns barcos que fazem os passeios nos canais – se você não sabe onde pegar, esse é um dos vários spots.
Depois passei na famosa Redlight District, uma rua relativamente pequena onde é mais conhecida pelas GPs que estão por lá.
Passei na surdina porque não pode filmar lá, mas a galera durante a live foi a loucura hahaha…
Voltando mostrei onde fica também a fábrica da Heineken onde tem a Heineken Experience, um passeio dentro da fábrica com direita a alguns gorós. Normalmente fica lotado durante a semana, então se planejar ir, tente ir em algum dia fora do horário de pico, porque a fila as vezes dá volta no quarteirão!
Descendo de volta através do bairro De Pijp, passei pela casa da Anne Frank e também mostrei onde é a livraria onde o pai dela comprou o famoso diário antes deles se esconderem.
O que me chamou a anteção é que grande parte das pessoas que estavam vendo a live me perguntaram “quem era a Anne Frank”. Fiquei até surpreso porque na minha época, mesmo quando era criança, todo mundo sabia. Hoje em dia parece que as coisas “clássicas” estão perdendo o valor…
Depois de 2:30, finalizei a live com um saldo de 300 pessoas vendo simultaneamente quase a live toda com picos de 500 pessoas durante o passeio na Red Light e cerca de 72k likes. Nunca havia chegado nesse número, me surpreendi bastante.
Isso indica que a audiência está gostando desses city walks/talks, vou continuar então 🙂
Me comenta qual outra cidade gostaria de ver 🙂
Abraço!
LB