Manual do recém-chegado à Holanda

Quando você recebe o “sim” para a oferta, dá um frio na barriga, não é mesmo?

Além de conseguir o emprego dos sonhos em outro país, ainda há muitas coisas que precisam ser resolvidas.

Neste artigo, quero explorar com você alguns pontos que são essenciais para você saber antes de vir, neste caso, estou falando da Holanda (ou Países Baixos).

A Holanda, o país das tulipas, dos moinhos de vento e das melhores batatas fritas que você já provou. Mas antes de se perder entre ciclistas, queijos e canais, há algumas coisas que você, como recém-chegado, precisa saber. Prepare-se para a aventura!

O Ciclista é Rei

Especialmente em Amsterdã!

Tenha muito cuidado ao andar de bicicleta nas ruas de Amsterdã, especialmente no centro da cidade, pois algumas ciclovias podem ser confundidas com calçadas.

A dica de ouro aqui é: fique de olho na calçada, se estiver vermelha, tome cuidado porque você pode estar andando em uma ciclovia!! 🙂

A Arte de Viver com o Clima

Se você estava esperando sol e calor, prepare-se para uma quantidade generosa de chuva e vento!

Um dia está ensolarado, no outro, você pode se ver correndo para pegar um guarda-chuva. Invista em um bom casaco impermeável e aceite que o sol pode não aparecer por semanas!

Digo isso especialmente porque na maior parte do ano, o céu estará nublado!!

Não é de se admirar que durante o verão (e também no início do outono) as pessoas vão ao parque para aproveitar o sol enquanto ele dura.

Aluguel: Prepare seu orçamento

A dica de ouro é: tente encontrar algo perto de um trem, bonde ou metrô. Como a maior parte da Holanda é conectada por ferrovia, o trajeto para o trabalho será muito mais fácil.

Domine o transporte público

Dica de ouro aqui: baixe o aplicativo 9696. É a referência para transporte aqui. Se você estiver em Amsterdã, baixe o GVB. É o aplicativo de transporte público aqui. Você pode comprar passagens diretamente do aplicativo.

Fale inglês… e um pouco de holandês

Falar holandês (ou um pouco) fará a diferença quando você se comunicar com os moradores locais. Em cidades como Amsterdã, Roterdã, Den Haag, Utrecht e Eindhoven, uma grande parte da população fala inglês, mas longe dessas cidades, será difícil!

A famosa comida holandesa

Esperar alta gastronomia na Holanda é como esperar um milagre. O tradicional “haring” (sardinha crua) e o “bitterballen” (almôndegas) podem ser um choque para o seu paladar. Mas quando você se acostumar, pode acabar amando essas iguarias. Experimente o famoso “patat” (batatas fritas) com maionese e você entenderá!

Mas espere, tenho que confessar que a Holanda não é uma referência gastronômica, então diminua suas expectativas… hehe

Você adicionaria algum item a esta lista?

Deixe um comentário.

Um abraço,

LB

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish